São dois que escrevem. Ou são um? Ouçam um. Ouçam os dois. É para se ler com os ouvidos, mas nunca se esqueça: não se prenda às palavras.

10.25.2006

Morro Queimado

Bom dia. Sufocante. Seco. Agora anda assim. Um calor que me trinca os olhos. Daqueles de surpreender o cerrado. E aqui na selva de pedra, tudo é mais pesado. Dez minutos de rua e a primeira gota já brota na testa. Logo cai com o balanço da lombada. É hora de condução lotada. Acabo de levantar e já estou acabado. Cotovelo na borracha e cabeça no vidro. O Sol queima a cara e o calor aumenta numa rajada. Entrou pela janela. Tive tempo de abaixar. E mais nada.

Difícil abrir os olhos. Fumaça densa. Às vezes clara, na maioria escura. Aquilo sim era quente. Ardia e tossia. Favela do Morro Queimado. Estava sempre ali no trajeto. O cheiro não me estranhava. O que era? Era churrasco, mas não era, claro que não era. Era muita fumaça. Mas era cheiro forte de churrasco. De carne queimada. Mas não era. Era incêndio. E dos bravos. Tinha sirene, tinha bombeiro, tinha desespero. Talvez um açougue. Só podia. Bem que podia. Era carne queimada.

Já tonto. Tanto. Tentei levantar. Levanto e o movimento fica para trás. Passou. Agora eu fedia. Fedi o dia todo. Tentei me lavar no banheiro. O calor ainda batia. E foi assim o tempo inteiro. Até o sol cair. E caiu a noite. Ficou o bafo. Fui pra casa acabar mais um. Na TV, notícia. Descobri. Incêndio já era rotina. No primeiro bloco um outro. Maior ainda. Uma fábrica da zona sul. Bloco. Intervalo. Bloco. Intervalo. Morro Queimado. Onze e meia da noite. Meu faro não me tapeia. Era carne queimada, mas não era de boi, nem de porco, nem de galinha. Uma família de doze não fugiu do barraco. Boa noite.

2 Comments:

Blogger David said...

O bom do Saramago é que ele coloca uma situação absurda dentro do cotidiano de pessoas normais e mede suas reações. Mais ou menos como neste post.

9:53 da manhã

 
Blogger M.T.C. said...

queremos cronistas da vida cotidiana, ormai as noticias nao fazem mais sentido. A senhora pula a parte de politica na veja, mas nao perde um capitulo de alguma serie sobre a sujeira da politica americana.

cronitsas, queremos. como vc.

baci fratello!

1:28 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home