São dois que escrevem. Ou são um? Ouçam um. Ouçam os dois. É para se ler com os ouvidos, mas nunca se esqueça: não se prenda às palavras.

3.02.2007

Mais uma da Forbes... E mais uma da China.

A Forbes adora listas. Divulga listas o tempo todo. Todo dia tem alguma coisa nova. Umas são muito úteis, outras nem tanto. Mas hoje, li uma que me surpreendeu. Na verdade não surpreendeu, mas confirmou.

Dos 10 maiores Shoppings Centers do mundo, 8 estão na Ásia. 5 deles na China! O maior de todos, o South China - localizado em Dongguan - tem quase 8 milhões de metros quadrados de área construída. Isso aí esticado no chão daria mais ou menos o tamanho de uns 18 vaticanos! É território pra Papa nenhum botar defeito. E o pior, os caras constroem um lugar desse tamanho e mesmo assim ele está sempre super-lotado. Da uma olhada nessa foto aí do lado.

E isso não é nada mais do que um divertido indicador do espantoso crescimento da China e do continente asiático no cenário econômico do novo século.

Aliás, não faltam indicadores desse fato. Essa semana mesmo tivemos um outro. Em um certo dia, a gigantesca bolsa chinesa resolveu despencar e levou consigo o mundo inteiro. Europa, EUA, Brasil, ninguém consegui ficar de pé. Ninguém pode negar.

É gente que não acaba mais. É crescimento que não pára mais. Estou curioso para ver onde vai dar tudo isso, mas de uma coisa já posso ter certeza: ainda veremos muitas listas da Forbes - inúteis ou não - onde a cena será roubada pela China.

1 Comments:

Blogger M.T.C. said...

ontem mesmo eu tive uma aula de globalizacao onde nosso amigo domenico de masi falou desse shopping...passam duas linhas de metro dentro!

ele é um cara que sempre foi muito pro brasil e tem mtos amigos la...ele achava que o brasil era o proximo a "acontecer" no cenario mundial, isso ha uns 20 anos.Cito o de masi nao pq acho que ele ta certo sempre, mas pq mtos governantes e formadores de opiniao querem saber a opiniao dele sobre desenvolvimento e sistemas economicos, e ele tem ido 1 vez por mes pra china pra entender o que esse pais pode fazer na nova fase do capitalismo...se ele pode ajudar economias perifericas como a nossa, se vamos ser "colonizados", se a industria cultural daqui a alguns anos vai ter na china sua matriz. Por aqui muitas discussoes, algumas aulas boas, e uma esperanca de que as pessoas nao sintam que o mundo é tao complexo que nao possam fazer nada pra mudar.

muitos beijos pros dois. amos vcs.

totz

1:16 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home